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8 dicas de livros para criar jogos



A indústria de games ainda é jovem e se encontra em um ritmo de expansão impressionante, com tendência a resistir a grandes crises econômicas, gerando oportunidade para novas ideias, novas formas de jogar e a necessidade de novos talentos para a indústria. 

 Esse crescimento inspirou alguns especialistas mais brilhantes e respeitados na indústria de jogos a unir sua sabedoria e experiência para produzir estas obras, que aborda o desenvolvimento de um jogo, com a profundidade necessária para entender e apreciar o estado da arte dos processos tecnológicos. Introdução ao desenvolvimento de games. 

 A criação de games é algo muito difícil de aprender, principalmente para quem é totalmente leigo no assunto. 

É preciso de tempo, paciência e dedicação. Agora imagine ter que aprender numa sala de aula onde cada aluno está num ritmo de aprendizado e você fica na expectativa de aprender para acompanhar os outros! 

Com esses livros você será capaz de criar seus jogos em casa, com calma e o melhor gastando menos da metade do que gastaria em um curso. 

 

 Livro - Design de Games - Uma Abordagem Prática 


Neste livro, você encontrará uma introdução prática e completa à arte do design de games, começando com uma exploração do que é um game e um design de game. 

A partir daí, explorará as habilidades de que precisa para ser um designer de games e aprenderá quando e como usá-las. Você mergulhará nos detalhes práticos de diversas questões vitais de design de games, incluindo como equilibrar a mecânica de um jogo, o que é risco-recompensa e como escalonar desafios. 

Ao longo do caminho, aprenderá uma linguagem de script, Lua, e trabalhará com um game de exemplo à medida que testa e explora os conceitos de design de games discutidos. 

 Esta obra está repleta de insights e dicas valiosas necessários para dominar a arte do design de games, incluindo uma variedade de barras laterais escritas por alguns dos principais designers de games da indústria. 

Autor: Paul Schuytema / Páginas: 472 / Lançamento: 2008 / Idioma: Português 

 

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Livro - Introdução ao Desenvolvimento de Games

Vol.1 Volume 1

 

 

Entendendo o universo dos jogos começa com uma abordagem de linha do tempo, estudando a evolução de plataformas específicas, estúdios, profissionais, pessoas e gêneros, para entender efetivamente como se dá a inovação em um campo tão abrangente como o dos jogos. 

Num segundo momento, o texto apresenta uma abordagem funcional, analisando o papel do designer de jogos em uma equipe multidisciplinar e com competências múltiplas, com o objetivo de encurtar a distância conceitual entre o que o jogador vivencia e o que o jogo na verdade faz.

Este livro, além de manter conceitos e ideias importantes, fornecendo conhecimento profundo para os problemas do desenvolvimento real de jogos, pretende inspirar, motivar e guiar gerações futuras de desenvolvedores a criar jogos inovadores. 

Autor: Steve Rabin / Páginas: 192 / Lançamento: 2012 / Idioma: Português 

 

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Livro - Programação de Games com Java Programação de Games com Java®?

 


Tradução da 2ª Edição Norte-Americana é um guia prático, perfeito para programadores iniciantes de games que desejam aprender de forma rápida e fácil a criar jogos usando Java. 

Escrito em linguagem simples, o livro ensina cada técnica nova utilizando tutoriais envolventes, seguidos de exercícios e perguntas de final de capítulo, para ajudar a reforçar o que foi aprendido. 

Cada capítulo aprimora o que foi visto no anterior, permitindo repetir e praticar as técnicas já vistas. 

A obra inicia com os fundamentos da criação de um game 2D simples usando desenhos vetoriais, segue adiante com o uso da biblioteca 2D avançada do Java® para adicionar animação e efeitos sonoros, e termina com a criação de um game baseado em sprites de nível profissional, cheio de detalhes e elementos artísticos interessantes, que poderá ser compartilhado em seu site. 

 

Autor: Jonathan S. Harbour / Páginas: 440 / Lançamento: 2009 / Idioma: Português 

 

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Livro - Desenvolvimento de Jogos em HTML5 

 


Você encontrará neste livro o resultado da experiência do autor de anos de criação de material didático sobre desenvolvimento de jogos para diversas instituições de ensino do Brasil. 

Este livro é destinado a leigos no assunto e àqueles que desejam migrar o desenvolvimento de jogos de outra plataforma para o HTML5. 

 Uma das dificuldades dos desenvolvedores de jogos é encontrar uma plataforma de desenvolvimento compatível com os diversos dispositivos móveis disponíveis no mercado e também com os diferentes navegadores (browsers). 

 Utilizando o HTML5 juntamente com as folhas de estilo CSS3 e o JavaScript, é possível desenvolver jogos de forma rápida e compatível com diversas plataformas, incluindo dispositivos móveis. No livro são encontradas as etapas de desenvolvimento de jogos em HTML5, CSS3 e JavaScript do início ao fim, utilizando a didática passo a passo em seu desenvolvimento. 

Os jogos serão publicados de forma que possam ser acessados via browser, aplicativo de Facebook e aplicativo nativo para Android (celulares e tablets). 

Autor: Denilson Bonatti / Páginas: 256 / Ano: 2014 / Idioma: Português 

 

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Livro - Manual do Indie Game Developer: 

Versão Android e IOS 

 


Ao longo do livro, você construirá um framework simples, porém abrangente e que pode ser utilizado para criar games móveis biplataforma (Android e iOS) rapidamente. O game exemplo do livro "Bola no Quintal" foi feito em apenas uma semana para as duas plataformas. Veja como usar Box2D e OpenGL ES 2.0 para criar games fantásticos. 

O livro inclui: Fundamentos de imagens, vetoriais e "raster"; Ferramentas para prototipação de games, como: "Codea" e "Processing"; Conceitos de física de games, incluindo o engine "Box2D"; Renderização direta pela GPU, utilizando OpenGL ES 2.0, tanto em Android como em iOS; Como criar games de ação; Como criar displays para o jogador; Um framework completo multiplataforma que você mesmo cria desde o início; Como integrar o game em uma aplicação móvel; Como criar um game tipo plataforma; Efeito de paralaxe; Sistemas de partículas; OpenGL - Box2D - Efeitos especiais; Um framework completo para você. Tudo explicado com vários exemplos práticos!

Autor: Cleuton Sampaio / Páginas: 344 / Lançamento: 2013 / Idioma: Português 

 

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Mobile Game Jam: Vol. 1 (Português) Capa comum) 

 

 

Neste livro os autores ensinam a projetar e implementar um jogo simples, desde o início, com a primeira ideia e o seu desenvolvimento, até o lançamento em si nas lojas de aplicativos, sempre demonstrando a maioria das técnicas necessárias para entrar neste mundo extremamente excitante que é a criação de games!

 Páginas: 284 / Lançamento: 2012 / Idioma: Português 

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 Manual de Produção de Jogos Digitais 

 


Guia completo para a produção de jogos digitais, este livro traz todas as informações que um produtor, um líder de equipe ou um gerente de estúdio precisa para desenvolver um jogo, do conceito à pós-produção. 

São apresentados tópicos gerais ¿ como pré-produção, testes e liberação do código, bem como tópicos específicos ¿ como gravações de voiceover e motioncapture, tradução e localização e fornecedores externos. 

Depoimentos de especialistas da indústria discutem experiências de profissionais da área e dão exemplos de situações reais. Ao final do livro, um projeto de jogo fictício ilustra em detalhes o ciclo de produção, a documentação e muitos outros conceitos do desenvolvimento de jogos digitais. 

Autor: Heather Maxwell Chandler / Páginas: 508 / Lançamento: 2012 / Idioma: Português 

 

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Livro - Level Up: Um Guia para o Design de Grandes Jogos 

 

Level Up foi escrito com todos os níveis de designers de jogos em mente. Mais de 400 desenhos ilustram os conceitos de design e armadilhas comuns do design de jogos, tornando Level Up um guia indispensável para designers de jogos tanto no campo quanto na sala de aula. 

Aprenda como: - criar o que os jogadores querem; 

- dar vida a personagens cativantes (e jogáveis); 

- construir níveis de jogos que contam estórias e desafiam os jogadores; 

- fazer o design de tudo desde os controles, as cenas de cortes, até os combates; 

- estruturar seus documentos de designem que brilhem;

 - apresentar seus jogos como os profissionais. 

 

Páginas: 494 / Lançamento: 2013 / Idioma: Português 

 

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